Rádio PC

Novidade no blog pessoal! Criamos a Rádio Panis et Circenses (PC), uma página só com músicas relacionadas ao rap e hip hop, que fazem parte de nosso tema, pra vocês curtirem e se aproximarem dessa nossa realidade.

Tentaremos postar o máximo músicas nacionais aqui, atuais e antigas, aumentando sua biblioteca cultural e suas referências em relação ao rap.


10/10 – Oi gente! A música de hoje tem relação com o post no blog sobre Dina Di (Dina Di – a força feminina no rap pioneiro), uma das mais famosas rappers brasileiras, que foi fundamental para a desmistificação da figura feminina nesse gênero musical. Abaixo vocês conferem uma das suas músicas mais famosas chamada “A noiva de Chuck”.

11/09 – Ei galera! O som de hoje é bem novo e especial. Vem de uma cantora de rap que está ganhando reconhecimento nesses últimos meses chamada Tássia Reis. Ela se destacou por suas composições que abordam temas como o racismo e feminismo, ressaltando a importância do rap para a compreensão da identidade da mulher negra na sociedade. Veja abaixo sua música chamada “Da lama/ afrontamento”:

12/08- Oi gente! A música de hoje é da banda de rap RZO, formada nos anos 80, vindo da Zona Oeste de São Paulo, distrito de Pirituba. A música se chama “O mensageiro“.

01/08 – Oi galera! A música de hoje é de um cantor e rapper bastante famoso chamado Gabriel O Pensador. Carioca, se aproximou do universo do rap quando conviveu com moradores da favela da Rocinha, ainda que o cantor morasse em São Conrado. Como outros rappers, Gabriel também pichava os muros e lutava por questões sociais, como a igualdade econômica. A música abaixo se chama “Tô feliz (matei o Presidente)“. Ela é famosa por conter uma série de críticas ao então Presidente que passava por um processo de impeachment, Fernando Collor (1992).

29/07 – Oi gente! A música de hoje é de uma rapper muito conhecida, cujo nome artístico é Brisa Flow! Conhecida pela sua habilidade diferenciada em rimas improvisadas, a MC mineira gosta de mesclar o rap com o samba, jazz e soul formando uma cultura hip hop mesclada e surpreendente. A música se chama “As de cem”, aproveitem!

19/07 – Oi galera! A música de hoje é do Criolo chamada “Grajeux”. O tema é a desigualdade econômica na cidade de São Paulo. Veja um vídeo que seu fã fez no PowerPoint, ilustrando a letra. É bem divertido!

07/07 – Gente, hoje trouxemos uma música de um grupo muito famoso chamado 509-E. Os integrantes do grupo se conheceram e o formaram quando estavam em Carandiru, nos anos 2000. Dexter e Afro-X decidiram depois seguir carreira solo. A música se chama “Oitavo anjo”. 

27/06 – Hoje viemos apresentar pra vocês um grupo de rap paulista, que veio da zona oeste de São Paulo, chamado RZO. Fundaram-se a década de 80, mas até hoje tem uma influência enorme na música nacional. Abaixo temos o seu mais novo single “Paz em meio ao caos”.

05/06 – A música de hoje retrata bastante a intolerância diante do rap. É de Jigaboo, que critica a atitude da polícia, usando como base o refrão da famosa música dos Titãs Polícia. Vale a pena ouvir, galera!


31/05 – A música de hoje é do cantor Sabotage, assassinado em 2003. Na periferia da Zona Sul acabou se ligando ao tráfico de drogas, mas encontrou no rap uma saída, achando seu dom. Abaixo vai a sua música mais famosa, “Rap É Compromisso”.


29/05 – A música de hoje é “Aceite C” do rapper paulista Rico Dalasam. Também fez uma entrevista contando como foi assumir-se homossexual dentro desse meio do rap e dentro da comunidade, para a revista CartaCapital.

Abaixo temos tanto o vídeo da música como o vídeo da entrevista!

Aproveitem galera!

Anúncios