Cine PC

Oi galera! Após criarmos a nossa Rádio Panis Et Circenses, viemos aqui anunciar esta nova plataforma com mais dicas culturais pra vocês! O Cine Panis Et Circenses é uma página onde vamos postar dicas de filmes e documentários a respeito do tema do nosso projeto, grafite e rap. Algumas vezes postaremos trailers, outras o próprio filme mesmo!

Aproveitem para pegar a pipoca e começar a sessão!


31/10 – Oi gente! Viemos aqui indicar um filme chamado “Style Wars”, dirigido por Tony Silver. Ele relata a arte urbana no começo dos anos 80 na cidade de Nova Iorque. Mostram realmente o contraste entre um boom do street art que houve nos EUA naquela época em relação à crise que a cidade vivia. O mais interessante é quando o documentário mostra ainda a visão do grafite como vandalismo em oposição à arte das galerias e à visão do estado. Vale super a pena!

11/09 – Oi galera! Nessa noite de domingo, que tal assistir um filme nacional que fez bastante sucesso há alguns anos chamado “Antonia”. O longa conta a história de 4 amigas que vivem na periferia de São Paulo e sonham em serem cantoras, nesse caso, de rap. Passando por diversas dificuldades, fossem elas raciais, de gênero, e outros preconceitos, as quatro mulheres se mostram fortes na luta pelos seus ideais e pelo que mais gostam: o rap. E cantar é sua arma para vencer na vida.

12/08 – Ei gente! Boa noite! O documentário de hoje é sobre uma das maiores guerras do mundo do grafite de todos os tempos, entre Banksy e King Robbo. O filme se chama “Grafitti Wars” e relata as diversas provocações que os artistas trocavam entre si pelos muros, pintando obras em cima de outras, etc. Além disso, temos a crítica ao governo inglês que, segundo Robbo, não cuidou propriamente das obras de artistas de rua desconhecidos, protegendo o trabalho do Banksy, por exemplo, que apagaria obras de anônimos.

01/08 – Olá pessoal! O documentário de hoje se chama “Bomb It“, um dos mais premiados longa-metragens sobre grafite dos últimos tempos. Dirigido por Jon Reiss, o filme explora as diferentes faces do grafite (seus ramos) e a briga constante pelo controle do espaço público, entre grafiteiros, governo, instituições, etc. Interessante também por trazer a história do grafite, suas raízes antigas em pinturas até o seu boom em Nova Iorque nos anos 70, 80. Vale a pena assistir! Veja a versão em inglês abaixo:

29/07 – Eai galera! Fim de férias, bom para assistir o maior número de filmes e documentários possíveis, não é mesmo? Viemos hoje indicar um documentário sobre rap. Isso mesmo, percebemos que todos os documentários mostrados aqui tinham relação com o grafite e arte de rua, nada, portanto, associado à música! Neste caso, o documentário se chama “O rap pelo rap”, lançado ano passado. Há várias partes que incluem informações sobre o preconceito, new school X old school, a poesia, etc. Dentre os artistas que aparecem temos Criolo, Dexter, Nave, etc. Aproveitem esse fim de sexta-feira para pegar sua pipoca e assistir!

20/07 – Oi gente! Hoje o filme é um pouco diferente de todos os outros… é uma espécie de biografia do grande e jovem artista Jean-Michel Basquiat! O filme se chama “Jean-Michel Basquiat: Traços de uma vida”. Um dos maiores precursores da arte de rua, levando o grafite às ruas de Manhattan. Para mais informações sobre o artista veja o post https://mnm162ag7.wordpress.com/2016/07/21/agradecimentos-a-basquiat/.

18/07 – Ei galera! O documentário de hoje se chama “Graffiti Fine Art” que discute a questão do grafite que vai para dentro de galerias e museus. O grafite que é emoldurado, digamos assim, ainda é considerado grafite? A perda da ideia de transgressão das regras da cidade transforma o grafite em obra, pintura? Indicado a vários prêmios, o documentário vale a pena!

08/07 – Fala galera! O documentário de hoje se chama “Pixo”, do diretor João Wainer, que retrata o mundo da pichação aqui na cidade de São Paulo. É bem legal porque trata de um mundo que muitos não conhecem mas já tem preconceitos. Como mostra bem o filme, a  arte transgressora vai muito além do que o próprio ato de pichar: é a busca por algo além da alienação e senso comum.

27/06 – Oi pessoal! Hoje falaremos sobre um documentário muito bem avaliado e extremamente interessante chamado “Exit through the Gift Shop“. Foi feito pelo renomado artista Banksy, pioneiro na street art. Conta a história de um imigrante francês  Thierry Guetta que é apaixonado por esse tipo de arte e que decide filmar vários artistas registrando suas obras. Depois de alguns meses, ele mesmo quer se tornar um artista de rua. Vale a pena assistir galera! Vejam o trailer abaixo:

21/06 – O documentário de hoje é alemão (por isso só achamos com legendas em inglês), sobre o grafite, nos dando um olhar mais aprofundado num dos maiores movimentos de arte urbana. O mais interessante é que ele coloca o grafite ainda como uma arte que não é compreendida e tolerada para a maioria das pessoas. Ele se chama “Alter Ego“do diretor Daniel Thouw. 

Anúncios