Metrópole Universo

Thiago Teixeira –

Hoje, quando me olho no espelho, não vejo a mesma pessoa que eu via começo do ano. Mal sabia eu, há alguns meses atrás, o quanto eu desconhecia da cidade onde eu moro. Eu sabia que a cidade ia muito longe daquilo que eu estava acostumado, mas o que eu não sabia era o quão longe São Paulo iria.

No início, eu esperava que o Móbile na Metrópole seria um projeto no qual a escola nos mostraria um pouco mais sobre a cidade de São Paulo, nos tirando da bolha em que vivemos e mostrando as diversas realidades que cada paulistano vive. Mas hoje, na reta final do projeto, sinto que o real objetivo deste era não de nos mostrar as realidades de cada paulistano, mas sim de nos mostrar que é impossível conhecer todas essas, pois são muitas, tantas que não existe uma pessoa no mundo que conheça todas. Cada paulistano é diferente, e vive uma realidade diferente dos outros, criando assim, uma cidade que já deixou de ser cidade, é agora uma metrópole, uma mancha urbana na qual se abriga um universo inteiro. 11 milhões de pessoas, 11 milhões de vidas, de rotinas, de personalidades e de realidades.

Portanto, hoje quando me olho no espelho, vejo um homem que sabe que é só um pontinho em 8000 km² de concreto e tinta, um homem que ao ver um grafite em um muro, sabe que aquilo é arte, uma tatuagem nos muros de uma cidade que nunca dorme, cujos batimentos do coração se mostram no rap, música que antes eu via como palavras com ritmo e hoje vejo como poesia e crítica. Ou seja, um homem diferente do Thiago de um ano atrás. E isso graças ao móbile na metrópole que deixou em mim uma experiência inesquecível e permanente, além de influenciar diretamente a construção da minha personalidade.

 

Deixe um comentário

