Refletindo sobre os lucros obtidos

Ana Carolina Martins-

Oi galera! Estamos na reta final do projeto e chegou a hora de rever nossas expectativas lá do início do trabalho: Os segredos de uma Metrópole .

No post antigo eu falava que sempre tive expectativa de participar desse projeto, porém não tinha noção da dimensão deste e como ele era importante. Eu disse que apenas com as palestras de apresentação do projeto já havia ficado encantada, imaginem como eu tô agora vendo tudo o que a gente produziu…Mais que encantada, maravilhada!

No mês de março, quando o projeto tava bem no início eu falei que estava ansiosa pra conhecer melhor São Paulo e me surpreender com seus segredos. Agora, tendo passado por todo esse processo, posso afirmar que tudo isso foi transformador! Cada etapa do trabalho, pode ter certeza, mudou algo em mim! Tudo aquilo que não me animava (“Não vou mentir e dizer que estou mega ansiosa para andar de transporte público, fazer longas caminhadas e passar por lugares que considero perigosos(…)”) acabou sendo divertido e não tão puxado quanto eu pensava. Por esses meios consegui ter uma outra perspectiva sobre a cidade, que foi muito importante pra minha transformação enquanto expectadora e atuante da Metrópole. 

Ainda me parece muito estranho que vivo em uma cidade enorme e que me oferece tantas oportunidades e eu não consigo desfruta-las tão bem quanto deveria. Porém, depois desse período de transformação comecei a ter mais vontade de participar das tantas atividades que a metrópole disponibiliza. Consegui sair, mesmo que pouco ainda, da minha “bolha” e passei a visitar lugares mais distantes do que a minha rota diária.

É incrível como agora eu ando pelos lugares e relaciono com tudo o que a gente viveu durante esses meses de trabalho! Todo o conhecimento adquirido foi muito importante para a minha formação como pessoa e como cidadã de São Paulo. Sabe porque as pessoas que vivem mais perto de nós têm tanto medo das regiões mais distantes? Porque estas regiões são desconhecidas para essas pessoas, e tudo o que não é de nosso conhecimento nos causa medo e nos afasta…Por isso que esse projeto desenvolvido pela Escola Móbile é tão importante! Ele nos apresenta a cidade para acabar com esse nosso medo “do escuro”.

Deixe um comentário

