Dina Di – a força feminina no rap pioneiro

Boa noite gente! Hoje, eu, Helena, e o João, tivemos uma aula na escola de Conexões que trabalhou com a análise de uma canção do Criolo chamada “Sucrilhos” e suas diversas referências externas presentes na letra (ouça abaixo a canção). O que mais chamou nossa atenção foi no trecho que o rapper menciona vários outros cantores como Sabotage e Dj Primo, assim como Dina Di. Esta foi uma figura importantíssima para a história do rap brasileiro e para a representação feminina na música como um todo. E, assim, nos tocamos que nunca tínhamos feito um post sobre ela!

Dina Di nasceu e morreu em Campinas, São Paulo. Encontrou diversas dificuldades durante a infância, com problemas de pobreza e fome, e outros problemas familiares. Usava roupas folgadas, óculos e boné, algo que, naquela época (e ainda hoje) muitos estranhavam. Dizia que usava tais roupas para que os homens que acompanhassem seus shows (já que o rap, naquela época, era extremamente voltado ao público masculino) não olhassem para sua bunda, mas ouvissem de verdade o som que fazia.

Hoe vemos Dina Di como uma das melhores rappers, levando o movimento feminino para cima dos palcos, mudando inclusive a letra das canções que se fazia naquela época. A partir de então, não era mais tão comum ouvir nas músicas que “a mulher é vadia” ou nem mesmo a falta da presença feminina. O respeito à pioneira do rap feminino levou a uma reconsideração sobre toda a formulação das letras do gênero musical. Não é à toa que hoje, Karol Conka, Negra Li e outras rappers agradecem Dina Di por ter aberto um caminho que não foi e não está sendo fácil de pavimentar.

Infelizmente, Dina Di morreu no ano de 2010, por conta de uma infecção hospitalar. Deixa saudades, porém seu legado ao rap brasileiro jamais será esquecido.

220px-dina_di
Fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/thumb/2/29/Dina_Di.jpg/220px-Dina_Di.jpg

 

Veja na nossa rádio uma das músicas de Dina Di e abaixo o som de Criolo:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s