Navegar é preciso

Helena Verri – 

Um projeto que circunda a própria cidade em que moramos não leva muitos créditos de primeira. Pelo menos, foi assim que aconteceu comigo. Fiquei sabendo do Móbile na Metrópole quando meu irmão, que estudava lá na época, fez parte da versão 1.0 do projeto. Pensava comigo mesma: “Cara, que chato ter que viajar pra própria cidade, eu já conheço o suficiente de São Paulo!”.

O interesse realmente não brotou nos meus pensamentos nesses últimos anos, meses. Sinceramente, tinha poucas expectativas sobre andanças de ônibus na rua, noites em um hotel no centro, teatros em praças.

Tudo mudou quando me apresentaram o projeto ainda esse ano. Curiosamente, na época, estava pensando em faculdades e profissões (pensamentos que atualmente se tornaram rotineiros), e principalmente a respeito do curso de Arquitetura e Urbanismo, na FAU. Realmente possuo um interesse nas expressões culturais, sociais e artísticas que os centros urbanos possuem e, quando me apresentaram os documentários e vídeos acerca de São Paulo, percebi o quanto estava vendada pra realidade paulistana, presa numa espécie de bolha. Quando eu iria imaginar que um certo carnaval boliviano ocorre aqui? Nunca! São pequenos detalhes, como pérolas preciosas que são achadas no mar de concreto.

Mil ideias borbulharam na minha mente. Além de termos uma viagem de três dias por todos os cantos, visitando desde a 25 de Março até a Oscar Freire em um mesmo dia, produziremos um documentário e blog (este mesmo que vocês estão lendo!) a respeito de nossas experiências. O tema (Intolerância) ainda proporciona inúmeras conexões sobre a vida oscilante de um paulistano que não para um segundo do dia.

Considerando a ansiedade que tenho, quero fazer alguns pedidos finais: quero fazer parte da bagunça caótica de São Paulo, quero me entregar e me jogar de cabeça nesse oceano de pedras, navegar nas profundezas de uma das maiores metrópoles do mundo.

Quero sentir você, São Paulo, mais que tudo. 

Deixe um comentário

